Siga nossas redes sociais

Duplicação da BR-376 será um dos temas principais do Encontro de Lideranças 2025

Os temas que serão debatidos no Encontro de Lideranças, que será realizado em Loanda-PR, em setembro deste ano, já estão pré-definidos. Entre eles, o destaque fica para a duplicação da BR-376. Outros temas também serão levantados no evento, entre eles a construção da ponte entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, Paraná Produtivo e irrigação, criação do Batalhão dos Bombeiros local e o turismo.

A equipe diretora da Uenor (União das Entidades do Extremo Noroeste Paranaense) se reuniu para a reunião ordinária da entidade. Estiveram presentes: o presidente da Uenor, Jorge Guedes; a gerente de desenvolvimento regional da Sicredi Rio Paraná, Vanessa Gutowski; o representante da Casa Civil, Fran Boni; o secretário da Uenor e presidente da OAB de Loanda, Roni Zangarini; o tesoureiro da entidade e empresário, Evandro Neves; e o secretário adjunto, Alfredo Nincio Sampaio Júnior.

Também estiveram presentes, os integrantes do conselho, Christian Rodrigues, Carlos Alberto Dias Felipe e Sérgio Carlos de Carvalho Filho, além do diretor executivo da Sicredi Rio Paraná Vanderlei Oliveira.

O presidente da Uenor, Jorge Guedes, ressaltou da importância de acompanhar atentamente o edital de licitação da concessão prevista para setembro. “A duplicação da BR-376 de Paranavaí ao trevo de Nova Londrina-PR já é um assunto pacificado, mas temos que nos atentar para o preço de pedágio que será cobrado, assim com o cronograma de obras e participação da sociedade civil na fiscalização dos termos do contrato” esclarece.

Para garantir a execução correta dos projetos, a equipe sugeriu a participação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e da Secretaria de Infraestrutura do Estado nas discussões do Encontro.

Outro ponto importante da reunião foi o projeto da ponte que visa ligar os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. O grupo sublinhou a necessidade de manter o foco nesse projeto, garantindo que ele não perca prioridade ao longo do tempo.

A reunião também abordou a questão da irrigação, com Jorge Guedes destacando a criação do 1º. Polo de irrigação no estado do Paraná, pela Secretaria Nacional de Irrigação. As dificuldades de expandir o setor são: conseguir as licenças ambientais e outorga de água; demandas de energia, custos elevados e poucos técnicos capacitados para assistência ao produtor. Ele mencionou que a demanda por irrigação está crescendo e que é fundamental criar um sistema eficiente para atender às necessidades dos produtores agropecuários.

A segurança pública foi outro tema discutido, com a proposta de transformar a Companhia Independente em um Batalhão para aumentar o efetivo policial na região.

Na ocasião os presentes já definiram a data da próxima reunião.

Confira as fotos